
Rio de Janeiro, 1970. Vive e trabalha na Serra do Cipó.
Nas obras de Gisele Camargo, a pintura é como linguagem direta para falar da paisagem cósmica, terrestre e humana. O fundo da terra na série “Erosões”, o cósmico e arquitetônico da série “Paisagens Gráficas” e os seres que habitam a superfície inóspita, os “Brutos”. Essas são séries que acontecem paralelamente e se complementam. Enquanto as Erosões trazem uma carne densa de tinta a óleo e superposições de camadas, Paisagens Gráficas são lisas, iluminadas e etéreas. Os Brutos mesclam as duas situações técnicas pictóricas pois eles habitam os dois mundos.
Entre as exposições individuais que participou, destacam-se: Luas, brutos e sóis, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, (2018, Rio de Janeiro); Cápsulas e luas, Paço Imperial, (2015, Rio de Janeiro). Assim como são notáveis as exposições coletivas: Vitalistic Fantasies, Kang Contemporary (2019, Berlim) e Dez anos do Instituto Tomie Ohtake, Instituto Tomie Ohtake (2011, São Paulo). Em 2013 recebeu o Prêmio arte patrimônio, Honra ao Mérito, do IPHAN, Rio de Janeiro. Foi indicada quatro vezes ao Prêmio Pipa (2012, 2013, 2014, 2018, Brasil).
EXPOS INDIVIDUAIS
2021
– Tabuleiro. Carbono Galeria. São Paulo/SP, Brasil
2019
– Erosões. Central Galeria. São Paulo/SP, Brasil
2018
– Luas, brutos e sóis. Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Luas, brutos e sóis. Periscópio Arte Contemporânea. Belo Horizonte/MG, Brasil
– Construção. Carbono Galeria. São Paulo/SP, Brasil
– Construção. Galeria Alfinete. Brasília/DF, Brasil
2015
– Cápsulas e luas. Paço Imperial (Parte do prêmio arte e patrimônio IPHAN). Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2014
– Noite americana ou Luas invisíveis. Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2012
– Falsa espera. Galeria Oscar Cruz. São Paulo/SP, Brasil
2011
– Metrópole. Galeria Mercedes Viegas. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– A capital. Galeria Ibeu. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2009
– Panavison. Amarelonegro Arte Contemporânea. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2000
– Pequena Galeria. Centro Cultural Cândido Mendes. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
1998
– Sala de Paisagem Contemporânea. Museu Antonio Parreiras. Niterói/RJ, Brasil
EXPOS COLETIVAS
2022
– Biomas, curadoria de Ananda Carvalho. Galeria Matias Brotas. Vitória/ES, Brasil
– Brasilidade e Pós-Modernismo, curadoria de Teresa Arruda. Centro Cultura Banco do Brasil. São Paulo/SP, Brasil
– Brasilidade e Pós-Modernismo, curadoria de Teresa Arruda. Centro Cultura Banco do Brasil. Brasília/DF, Brasil
– Brasilidade e Pós-Modernismo, curadoria de Teresa Arruda. Centro Cultura Banco do Brasil. Belo Horizonte/MG, Brasil
2021
– A Construção de Minimundos, curadoria de Pedro Gandra. Referência Galeria. Brasília/DF, Brasil
– Brasilidade Pós-Modernismo, curadoria de Teresa Arruda. Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2020
– Além do Traço. Espaço Mama Cadela. Belo Horizonte/MG, Brasil
2019
– Vitalistic Fantasies. Kang Contemporary. Berlin, Alemanha
2018
– Elas por elas. Galeria Mercedes Viegas. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2017
– Contraponto, curadoria de Tereza Arruda. Museu Nacional de Brasília, Coleção Sergio Carvalho. Brasília/DF, Brasil
– Gray Matters. Wexner Center for the Arts. Columbus/OH, EUA
– Duas naturezas. Central Galeria. São Paulo/SP, Brasil
– A luz que revela o corpo é a mesma que revela a tela. Caixa Cultural. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2016
– Um desassossego. Galeria Estação. São Paulo/SP, Brasil
– Revista dasArtes. Exposição comemorativa, BNDES. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– O muro: rever o rumo. Central Galeria. São Paulo/SP, Brasil
2015
– Trio bienal, curadoria de Marcus de Lontra Costa. Bienal tridimensional. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Vértice. Museu Nacional dos Correios, Coleção Sergio Carvalho. Brasília/DF, Brasil
2014
– Cruzamentos – Arte contemporânea Brasileira, curadoria de Jennifer Lange, Chris Stults e Paulo Venâncio Filho. Wexner Center for the Arts. Columbus/OH, EUA
– Duplo olhar – Coleção Sergio Carvalho, curadoria de Denise Mattar. Paço das Artes. São Paulo/SP, Brasil
2013
– Cinéticos e construtivos, curadoria de Ligia Canongia. Galeria Carbono. São Paulo/SP, Brasil
2012
– Paisagens artificiais, curadoria de Felipe Scovino. Galeria Pilar. São Paulo/SP, Brasil
2011
– Dez anos do instituto Tomie Ohtake, curadoria de Agnaldo Farias e Thiago Mesquita. Instituto Tomie Ohtake. São Paulo/SP, Brasil
– Coletiva 11. Galeria Mercedes Viegas. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2010
– O lugar da linha, curadoria deFelipe Scovino. Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC. Niterói/RJ, Brasil
– O lugar da linha, curadoria de Felipe Scovino. Paço das Artes. São Paulo/SP, Brasil
– Entre, curadoria de Ivair Reinaldim. Galeria Ibeu. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Além do horizonte, curadoria de Daniela Name. Galeria Amarelonegro. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2009
– Nova arte nova, curadoria de Paulo Venâncio Filho. Centro Cultural Banco do Brasil. São Paulo/SP, Brasil
2008
– Nova arte nova, curadoria de Paulo Venâncio Filho. Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Prêmio sim de artes visuais, curadoria de Marisa Flórido. Casa das Onze Janelas. Belém/PA, Brasil
– FOTO. Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Arte pela Amazônia, curadoria de Ricardo Ribenboim. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo/SP, Brasil
2007
– Entre Postes. Galeria do Poste. Niterói/RJ, Brasil
– Velatura Sólida. Amarelonegro Arte Contemporânea. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2006
– Novas tecnologias. Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Niterói/RJ, Brasil
2004
– 29º Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto/SP, Brasil
2003
– Projéteis de Arte Contemporânea. FUNARTE. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Inclassificados. Espaço Bananeiras. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– 12Hs de Pintura. Espaço Bananeiras. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2002
– Bienal de Desenho. FENARTE. João Pessoa/PB, Brasil
2001
– Projeto Zona Franca. Fundição Progresso. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2000
– Novíssimos. IBEU. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Salão de Arte Contemporânea do Paraná. Curitiba/PR, Brasil
1999
– Outras Paisagens. SESC Copacabana. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Poemas Visitados. SESC Copacabana. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Paisagens Substantivo Feminino. SESC Tijuca. Rio de Janeiro/RJ
– Pinturas. SESC Nova Iguaçu. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
1996
– Três Tempos. Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Niterói/RJ, Brasil
PRÊMIOS E RESIDÊNCIAS
2018
– Indicada ao Prêmio Pipa. São Paulo/SP, Brasil
2016
– Futher on air. Long Island, EUA
2015
– Indicada ao Prêmio Pipa. São Paulo/SP, Brasil
2014
– Indicada ao Prêmio Pipa. São Paulo/SP, Brasil
2013
– Prêmio Arte Patrimônio/Honra ao Mérito. IPHAN. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– Indicada ao Prêmio Pipa. São Paulo/SP, Brasil
2012
– Bolsa de apoio e pesquisa e criação artística. Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2011
– Prêmio IBRAM de Arte Contemporânea. IBRAM – Paço Imperial. Petrópolis/RJ, Brasil
2008
– Prêmio Sim de Artes Visuais. Casa das Onze Janelas. Belém/PA, Brasil
2006
– Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea. Fundação Nacional de Artes. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2003
– Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea. Fundação Nacional de Artes. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
COLEÇÕES
– IPHAN, Paço Imperial. Rio de Janeiro/RJ, Brasil
– BGA, Brasil Golden Art
– IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus
– Itaú cultural
PUBLICAÇÕES
2014
– Revista Select, Out/Nov. Texto de Marisa Flórido
– Falsa Espera. Editora Barléu
– Pacto Visual. Editora Arte Ensaio
2012
– Pintura Brasileira do Século XXI. Editora Cobogó
– Santa Art Magazine, Nº 8
– ArtForum, Out





