Ricardo Villa

Articulando princípios: O papel do trabalho, 2021 
Colagem de trechos de “O papel do trabalho na transformação do macaco em homem”, de Friedrich Engels, sobre papel 
130 x 130 cm
Nasceu em 1982, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.

Através de esculturas, desenhos instalações, vídeos e objetos, Ricardo Villa procura demonstrar como ideologias dominantes determinam nossa compreensão histórica do conhecimento e do mundo enquanto natureza. Essas irregularidades são o objeto questão perseguido pelo artista, irregularidades éticas e estéticas, trabalhando na intersecção entre a cultura e a natureza, expondo os paradoxos de nosso relacionamento com o mundo natural e industrial, levantando questões sobre nosso lugar na ordem natural e traçando uma linha entre os processos da natureza e os da cultura.

Sistema Mundo #4, 2020
Origami Kusudama em cédula de dinheiro – Papel moeda, acrílico e madeira
17,5 x 17,5 x 20 cm
Sistema Mundo #5, 2020
Origami Kusudama em cédula de dinheiro – Papel moeda, acrílico e madeira
17,5 x 17,5 x 20 cm
Sistema mundo #12, 2020
Origami Kusudama sobre papel moeda (bolivar venezuelano)
53 x 24 cm
Sistema Mundo #13, 2020
Origami em papel moeda
40 x 30 cm
Conjunto Questão, 2020
Dobradura em livro
29 x 27 x 19 cm
Ricardo Villa
Articulando princípios: onda 2, 2021
Desenho e colagem com trechos de “A dialética da natureza” (Friedrich Engels) e “Princípios da economia política” (John Stuart Mill) sobre papel
90x90cm
Detalhe de Articulando princípios: onda 2

Detalhe da obra Articulando princípios: onda 3

Cruzeiro, cruzado #20, 2018
Trama de cédulas de dinheiro
70 x 70 cm
Ricardo Villa
Articulando princípios: onda 3, 2021
Desenho e colagem com trechos de “A dialética da natureza” (Friedrich Engels) e “Ensaio sobre a População” (Thomas Malthus) sobre papel
90x90cm
Sistema Mundo #15, 2020
Origami sobre cédulas de dinheiro
37 x 37 x 7 cm
Ornamental #6, 2020
Origami em papel moeda
30 x 20 cm

Articulando princípios: Terreiro #5, 2021
Desenho e colagem com trechos de “A nacionalização da terra”, de Karl Marx e “Princípios da economia política”, de John Stuart Mill sobre papel
90 x 90 cm


“Trabalho na interseção entre a cultura e a natureza, expondo os paradoxos de nosso relacionamento com o mundo natural e industrial.” 


EXPOS INDIVIDUAIS

2017
Até começar a parecer ordem, texto de Jacopo Crivelli Visconti
, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2016
Como atravessar paredes, texto de Daniela Labra, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2009
Espaço Revelado, curadoria de Daniela Labra, Kreatori Coletivo de Arte, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2007
Superfície Limite, curadoria de Cris Arenas, Galeria 1500m, Instituo Porto Pensarte, São Paulo/SP, Brasil

EXPOS COLETIVAS

2019 
Programa de Exposições Museu de Arte de Ribeirão Preto/MARP, Ribeirão Preto/SP, Brasil 

2018 
Abre Alas 14, curadoria Clarissa Diniz, Cabelo e Ulisses Carrilho, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro/RJ, Brasil 

Acervo MARP – Aquisições Recentes, curadoria Nilton Santos, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto/SP, Brasil 

2017
São Paulo não é uma cidade – invenções do centro, curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras, SESC 24 de Maio, São Paulo/SP, Brasil

Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, curadoria de Paulo Herkenhoff, Thais Rivitti e Leno Veras, Oca – Parque do Ibirapuera, São Paulo/SP, Brasil

2016
Arte Pará, curadoria de Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos

2015
Falso Molvimento, curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2014
Encontro de Mundos, curadoria de Paulo Herkenhoff, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

20º Salão de Arte da Praia Grande, seleção de Cauê Alves e Paula Braga, Praia Grande/SP, Brasil

2013
Acervo Geral, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2012
Aí vai muito da pessoa, curadoria de Bernardo Mosquera, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

17º Unamá Pequenos Formatos, seleção de Paulo Miyada, Universidade da Amazônia, Belém/PA, Brasil

2011
Vanitas, Central Galeria de arte, São Paulo/SP, Brasil

Urbano Avesso, curadoria Daniela Labra, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2010
Converging Trajectories: Crossing Borders, Building Bridges, curadoria de Ted G. Decker, Modified Arts, Phoenix/Arizona, Estados Unidos


Abre Alas 6, curadoria de Beatriz Lemos, Felipe Scovino e Guga Ferraz, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

38º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, seleção de Albano Afonso e Sandra Cinto, Santo André/SP, Brasil

2009
60º Salão de Abril, seleção de Suely Rolnik, Olívio Tavares e Claudia Sampaio, Secultfor, Fortaleza/CE, Brasil

2008
Programa de Exposições 2008 do Museu de Arte de Ribeirão Preto/MARP, seleção de Thais Rivitti, Sylvia Furegatti e Nilton Campos, Ribeirão Preto/SP, Brasil

2008
14º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, seleção de Luiz Braga e Emanuel Franco, Universidade da Amazônia, Belém/PA, Brasil

2007
14º Salão de Arte de Campinas, Campinas/SP, Brasil

1º Bienal de Arte Contemporânea do Triângulo Mineiro, seleção de Cauê Alves, Ana Paula Camargo e Heliana Nardin, Uberlândia/MG, Brasil

2006
4º Mostra Cariri das Artes, Juazeiro do Norte/CE, Brasil

2005
Impulso Coletivo, Instituto Gtech, São Paulo/SP, Brasil

Vorazes, Grotescos e Malvados, curadoria de Christine Mello, Paço das Artes (sublocado dentro do espaço dos artistas Dora Longo Bahia e Wagner Viana), São Paulo/SP, Brasil

2004
Digitofagia, Museu da Imagem e do Som, São Paulo/SP, Brasil

2003
Palavra + – , curadoria Luiz Cancel, SESC Copacabana, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

RESIDÊNCIAS

JACA Centro de Arte e Tecnologia, Nova Lima/MG,Brasil 

Colônia de Férias 

Atelier 397 

PRÊMIOS

1º Pêmio CCBB Contemporâneo (exposição individual) Cauê Alves, Mauro Saraiva
 
Menção honrosa 20º Salão de Artes Visais da Praia Grande 


Prêmio ArtRef (junho) 2013 


Destaque no sitio da Fundação Iberê Camargo como resultado do programa de residência “Bolsa Iberê Camargo” 

COLEÇÕES

PARTICULARES
José Paulo da Rocha Brito

INSTITUCIONAIS
Itaú Cultural
MAR, Museu de Arte do Rio
Nike S/A