
Quilombo Jamary dos Pretos, Turiaçu (Maranhão), 1997. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Em seu trabalho artístico, Joelington Rios, tem uma visão crítica de questões sociais, políticas, culturais e espirituais que perpassam por seu corpo, sua história e subjetividades. Muitas vezes referenciando à história Quilombola, seu trabalho tem como objetivo revelar outras corporalidades, criando significado, ressignificando memórias e assim, elaborando outras formas de existência. Tendo engajado assuntos tão diversos quanto a formação do Brasil, investigando sobretudo as formações das grandes metrópoles brasileiras, processos de sustentação, deslocamentos, fluxos migratórios, raízes e pertencimentos, Joelington reproduz sinais visuais, auditivos sensoriais que passam por suas vivências assim como de seus familiares, organizando-os em instalações conceitualmente em camadas, fotografia, audiovisual, colagens e escritas. Cada obra consiste em uma variedade de mídias diferentes, agrupadas em torno de temas e significados específicos.
Entre as exposições individuais e coletivas que participou, destacam-se: Janelas, Abaíra, (2020, Rio de Janeiro); Mocambos, Escola Municipal Ieda Viana (2017, Turiaçu); Rituels Photographiques / Rituels De Résistance – Um Open Call Photo Documentaire Brésilienne, Les Rencontres d’Arles, (2020, Arles). Foi indicado ao Prêmio PIPA 2022.

“O que sustenta o Rio, Zé”, 2018
Fotomontagem em pigmento mineral sobre papel Hahnemuhle 100% algodão
35 x 35 x 4 cm

“O que sustenta o Rio, Dandara, 2018
Fotografia e fotomontagem impressa em 12 tintas de pigmento mineral sobre papel metalizado 100% algodão
35 x 35 cm

“O que sustenta o Rio, Tereza”, 2018
Fotomontagem em pigmento mineral sobre papel Hahnemuhle 100% algodão
60 x 45 x 4 cm

Sem título, da série “Pivete”, 2019
Fotomontagem em pigmento mineral sobre papel Hahnemuhle 100% algodão
100 x 140 cm
EXPOS INDIVIDUAIS
2022
Festival Internacional de Fotografia de Paraty
2020
Janelas, Abapirá, com curadoria de Beatriz Monteiro, Rio de Janeiro, Brasil
2018
Perspectiva quilombola, Escola Estadual Pedro Alvares Cabral, Rio de Janeiro, Brasil
2017
Mocambos (Abrigos), Escola Municipal Ieda Viana, Turiaçu, Brasil
EXPOS COLETIVAS
2023
Catavento 23, Rio de Janeiro, Brasil.
2022
Catavento, São Cristóvão, Rio de Janeiro, Brazil.
Um Defeito de Cor, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brazil. Com curadoria de Amanda Bonan, Ayrson Heráclito, Ana Maria Machado e Marcelo Campos.
Pontos Cruzados: A intersecção da Arte Contemporanea e a Obra de Altair Veloso, Sesc São Gonçalo, Rio de Janeiro. Com curadoria de Carla Santana.
O que sustenta o Rio, Festival Internacional de Fotografia de Paraty, Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Com curadoria de Gian Carlo Mecarelli e Joelington Rios.
Arte como trabalho, estratégias de sobrevivência, Museu de História e Cultura Afro-Brasileira, Rio De Janeiro, Brazil. Com curadoria de Caroline Rodrigues, João Paulo Ovidio, Luana Aguiar e Pricila Medeiros.
Por tudo aquilo que nos representa, Casa Bicho, Rio De Janeiro, Brazil. Com curadoria de Carla Oliveira and Luyza de Luca.
Pactos, São Paulo Fashion Week, São Paulo, Brazil. Com curadoria de Carolina Lauriano and Azizi Cypriano.
Do meu lugar faço Movimento, Escola de Artes Visual Parque Lage, Rio de Janeiro, Brazil. Com curadoria de Adriana Nakamuta
2021
Diafragma Covilhã International Photofestival, Covilhã, Portugual Nazanza, Escola Nazanza, Escola Sem Sítio, Rio de Janeiro, Brasil.
Rituels Photographiques / Rituels De Resistance – Um Open Call Photo Documentaire Brésilienne, Les Rencontres d`Arles, Arles, França.
ArtFair-2021 Inclusartiz Institute Stand, Rio de Janeiro, Brazil. Com curadoria de Paulo Herkenhoff.
2020
Festival de Arte Projetada (MOV FESTIVAL), Rio de Janeiro, Brasil Pequeno Encontro Da Fotografia (PEF), Pernambuco, Brasil
Pequeno Encontro Da Fotografia (PEF), Pernambuco,Brazil. (oline).
Festival de Fotografia de Tiradentes, Tiradentes, Minas Gerais. (conectados).
2019
Herança e Futuro, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, Rafael Lino Braga e Thais Rocha, Instituto de Pesquisa Economica Aplicada, Rio de Janeiro, Brasil
Movimento de Arte Favelada, Rocinha, Rio de Janeiro, Brasil
III Encontro de Fotografia da Zona Oeste (ENFOTO), (3º Encontro de Fotografia da Região Oeste), Rio de Janeiro, Brasil
Convidados, Galeria Oriente, Rio de Janeiro, Brasil
Política e Performatividade das Imagens (LabFoto), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil
2018
Fotografia + Cidadania, Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, Brasil.
Herança e Futuro, Marco Antonio Teobaldo, Rafael Lino Braga e Thais Rocha, Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), Rio de Janeiro, Brasil
Herança e Futuro, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, Rafael Lino Braga e Thais Rocha, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, In (IPEA), Rio de Janeiro, Brasil
COLEÇÕES
INSTITUCIONAIS
Museu de Arte do Rio/ MAR
Biblioteca Nacional da França
MUHCAB – Museu de História e Cultura Afro-Brasileira Acervo do Instituto Inclusartiz
PARTICULARES
Frances Reynolds
Luiz Mussnich
Vicente de Mello
Pandorapix
PRÊMIOS
2022
Indicado para a Ala PIPA
2019
Indicado ao Prêmio Pierre Verger
PUBLICAÇÕES
Texto do jornalista Rafael Lopes sobre a série “O que sustenta o Rio” O que sustenta o Rio – pelas lentes de Joelington Rios (2018).
Texto de Paulo Herkenhoff sobre a série “O que sustenta o Rio ” publicado no livro “Rio XXI Vertentes Contemporâneas” Rio XXI: Vertentes Contemporâneas (2019).
Texto cortesia de Hans Georg sobre a série “O que sustenta o Rio “(2019):
O ensaio “O que sustenta o Rio” é um trabalho autêntico. Bonito e emocionante. Duro e puro. A importância, a força e a dignidade do alicerce humano estão ali, pavimento do solo onde será erguida a imagem glamourosa da cidade. Simples e maravilhosamente didático, como um corte transversal profundo, o autor escancara o subsolo social da pirâmide nacional.
Hans Georg é fotografo, criador e produtor do Foto Escambo.