
5 balanços perfurados (30 x 50 cm) com os desenhos de Graftschatz Glatz, Ullersdorf an der Biele, Santa Cruz do Sul, Manaus e Rio de Janeiro, costurados uns aos outros por 4 mil metros de fios dourados.
Dimensões variáveis
Nasceu em 1968, Rio de Janeiro, onde vive e trabalha.
Ursula Tautz é brasileira, carioca-alemã-manauara. Cresceu nesse caldeirão, em meio à histórias, tradições e culturas transmitidas, heranças femininas. De suas múltiplas raízes não brotou pertencimento. Esse sentimento de ser estrangeira levou-a a retornar ao lar de origem, à uma cidade que não existe mais. Assim questões do habitar, do pertencer percorrem seu trabalho. O tempo é um pilar de suas pesquisas assim como a memória e nos últimos anos o som vem se apresentando como uma nova forma de experimentação. A artista foi finalista do Prêmio Mercosul das Artes Visuais Fundação Nacional de Arte – FUNARTE e participou da Siart Bienal 2018 – Bienal Internacional de Arte da Bolívia em La Paz, e da residência artística Echangeur22, que resultou na exposição “Mobilité, Immobilité”, La Chartreusse, Villeneuve-lez-Avignon, França.

Madeira e acrílico
20 x 29 x 23 cm

Espelho, vidro, metais e negativos
40 x 40 x 40 cm

Badalo de sino quebrado, redoma de vidro, arame dourado, areia dourada
30 x 15 cm
EXPOS INDIVIDUAIS
2019
Cartografia do universo imaginado, curadoria Gisele Bento Fernandes, Arte Fasam, Belo Horizonte/MG, Brasil
2017
Frestas por onde muros escoam, Jardim da Reitoria da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil
2016
Lugar Familiar, curadoria de Isabel Sanson Portella , projeto Zip’up, coordenação Mario Gioia, Zipper Galeria, São Paulo/SP, Brasil
2015
Fluidostática, curadoria de Isabel Sanson Portella, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Laura Erber e Ursula Tautz, Martha Pagy escritório de arte, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
EXPOS COLETIVAS
2020
Como habitar o presente, curadoria de Érika Nascimento, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2019
Chacona e Fuga, organização Ursula Tautz, Ateliê Oriente, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
O ovo e a galinha, curadoria de Ulisses Carrilho, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Mobilité, Immobilité, curadoria Viviana Birolli, La Chartreuse, Villeneuve-lés-Avignon, França
Estranhamentos, Referência Galeria, Brasília/DF, Brasil
Passeata, curadoria de Isabel Portella, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2018
SIART Bolivia 2018, Bienal Internacional da Arte, curadoria de Ramón Castillo, Chile; Keyna Eleison Van de Beuque, Brasil; María Belén Sáez de Ibarra, Colombia, y Joaquín Sánchez, La Paz, Bolivia
Fronteiras da pintura, Fronteiras da ilusão, curadoria de Onice Moraes, Museu dos Correios, Brasília/DF, Brasil
Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria de Marco Antonio Portela, Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa/PB, Brasil
2017
Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria de Marco Antonio Portela, Galeria Hiato, Juiz de Fora/MG, Brasil
Aquilo que nos une, curadoria de Isabel Sanson Portella, Caixa Cultural, São Paulo/SP, Brasil
A Mesa – Experiência nº 12, Entrepassados, curadoria Raquel Rodrigues, Morro da Conceição, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2016
Somos todos Clarice, curadoria de Isabel Sanson Portella, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Coletiva em Ipanema, curadoria de Martha Pagy, Instituto Cultural Plajap, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Monumental Arte na Marina da Glória, curadoria de Marc Pottier, Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria de Marco Antonio Portela, Galeria Oriente, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Através do Espelho, curadoria de Jozias Benedicto e Isabel Portella – Galeria Solar Meninos da Luz, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
A Mesa no Pavilhão da Casa França-Brasil, curadoria de A Mesa, coordenação de Marcelo Campos, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Aquilo que nos une, curadoria de Isabel Sanson Portella, Caixa Cultural, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
A Mesa – Experiência nº 5, curadoria de Isabel Sanson Portella, coordenação de Marcelo Campos, Morro da Conceição, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Reminiscências, curadoria de Isabel Sanson Portella, Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
ADIV, curadoria de Marcos Bonisson, Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2015
Intervenções Bradesco ArtRio, curadoria de Isabel Sanson Portella, Museu da República, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Estranhamentos, curadoria de Isabel Sanson Portella, Centro Cultural da Justiça Federal –CCJF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
RESIDÊNCIAS
2019
Residência Artística Echangeur22, Saint-Laurent-des-Arbres, França
2017
Imersão mata nova, orientação de Keyna Eleison, Secretário, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
PRÊMIOS
2016
FINALISTA Prêmio Mercosul das Artes Visuais, Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, Ministério da Cultura – MinC, seleção de Luiza Interlenghi, Jorge Luiz Miguel e Izabel Machado da Costa, Brasília/DF, Brasil
2010
Programa Olheiro da Arte, seleção de Fernando Cocchiarale, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
COLEÇÕES
INSTITUCIONAIS
MAR, Museu de Arte do Rio
PUBLICAÇÕES
2017
Aquilo que nos une, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Caixa Econômina Federal – CCCEF, São Paulo/SP, Brasil
2016
Aquilo que nos une, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Caixa Econômina Federal – CCCEF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Experimentos, fotografias e texto por Isabel Portella para REVISTA RED, editado por Daniela Versiani
O Centro em duas coletivas, por Daniela Labra, ensaio critico para o Segundo Caderno, Jornal O Globo, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Sólidos e Fluídos, por Marcelo Campos, ensaio crítico para Revista DASartes, edição 44, janeiro-fevereiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2015
O azul de Ursula Tautz e outras cinco indicações culturais, Ilustríssima Semana – o melhor da cultura em 6 indicações, pg. 2, Jornal Folha de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil
2015
Estranhamentos, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Dica de artista, por Daisy Xavier para coluna de Artes Visuais, Segundo Caderno, Jornal O Globo, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2012
“Reflexão: Cronotopos Urbanos, cidades imaginárias”, texto da artista para Jornal do Commercio, Rio de Janeiro/RJ, Brasil