
Desenho/Colagem com cédula de 100 cruzados
Papel moeda sobre papel
105 x 105 cm
Nasceu em 1982, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.
Através de esculturas, desenhos instalações, vídeos e objetos, Ricardo Villa procura demonstrar como ideologias dominantes determinam nossa compreensão histórica do conhecimento e do mundo enquanto natureza. Essas irregularidades são o objeto questão perseguido pelo artista, irregularidades éticas e estéticas, trabalhando na intersecção entre a cultura e a natureza, expondo os paradoxos de nosso relacionamento com o mundo natural e industrial, levantando questões sobre nosso lugar na ordem natural e traçando uma linha entre os processos da natureza e os da cultura.

Origami Kusudama em cédula de dinheiro – Papel moeda, acrílico e madeira
17,5 x 17,5 x 20 cm

Origami Kusudama em cédula de dinheiro – Papel moeda, acrílico e madeira
17,5 x 17,5 x 20 cm

Desenho/Colagem
120 x 120 cm

Origami Kusudama sobre papel moeda (bolivar venezuelano)
53 x 24 cm

Origami em papel moeda
40 x 30 cm

Dobradura em livro
29 x 27 x 19 cm

Trama de cédulas de dinheiro
70 x 70 cm

Origami sobre cédulas de dinheiro
37 x 37 x 7 cm

Origami em papel moeda
30 x 20 cm

Origami sobre textos
20 x 20 cm

Origami sobre textos
20 x 20 cm

Papel moeda
100 x 100 cm

Cédulas de dinheiro sobre papel
65 x 65 cm
“Trabalho na interseção entre a cultura e a natureza, expondo os paradoxos de nosso relacionamento com o mundo natural e industrial.”
EXPOS INDIVIDUAIS
2017
Até começar a parecer ordem, texto de Jacopo Crivelli Visconti, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2016
Como atravessar paredes, texto de Daniela Labra, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2009
Espaço Revelado, curadoria de Daniela Labra, Kreatori Coletivo de Arte, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2007
Superfície Limite, curadoria de Cris Arenas, Galeria 1500m, Instituo Porto Pensarte, São Paulo/SP, Brasil
EXPOS COLETIVAS
2019
Programa de Exposições Museu de Arte de Ribeirão Preto/MARP, Ribeirão Preto/SP, Brasil
2018
Abre Alas 14, curadoria Clarissa Diniz, Cabelo e Ulisses Carrilho, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Acervo MARP – Aquisições Recentes, curadoria Nilton Santos, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto/SP, Brasil
2017
São Paulo não é uma cidade – invenções do centro, curadoria de Paulo Herkenhoff e Leno Veras, SESC 24 de Maio, São Paulo/SP, Brasil
Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, curadoria de Paulo Herkenhoff, Thais Rivitti e Leno Veras, Oca – Parque do Ibirapuera, São Paulo/SP, Brasil
2016
Arte Pará, curadoria de Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos
2015
Falso Molvimento, curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2014
Encontro de Mundos, curadoria de Paulo Herkenhoff, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
20º Salão de Arte da Praia Grande, seleção de Cauê Alves e Paula Braga, Praia Grande/SP, Brasil
2013
Acervo Geral, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2012
Aí vai muito da pessoa, curadoria de Bernardo Mosquera, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
17º Unamá Pequenos Formatos, seleção de Paulo Miyada, Universidade da Amazônia, Belém/PA, Brasil
2011
Vanitas, Central Galeria de arte, São Paulo/SP, Brasil
Urbano Avesso, curadoria Daniela Labra, Luciana Caravello Galeria de arte contemporânea, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2010
Converging Trajectories: Crossing Borders, Building Bridges, curadoria de Ted G. Decker, Modified Arts, Phoenix/Arizona, Estados Unidos
Abre Alas 6, curadoria de Beatriz Lemos, Felipe Scovino e Guga Ferraz, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
38º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, seleção de Albano Afonso e Sandra Cinto, Santo André/SP, Brasil
2009
60º Salão de Abril, seleção de Suely Rolnik, Olívio Tavares e Claudia Sampaio, Secultfor, Fortaleza/CE, Brasil
2008
Programa de Exposições 2008 do Museu de Arte de Ribeirão Preto/MARP, seleção de Thais Rivitti, Sylvia Furegatti e Nilton Campos, Ribeirão Preto/SP, Brasil
2008
14º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, seleção de Luiz Braga e Emanuel Franco, Universidade da Amazônia, Belém/PA, Brasil
2007
14º Salão de Arte de Campinas, Campinas/SP, Brasil
1º Bienal de Arte Contemporânea do Triângulo Mineiro, seleção de Cauê Alves, Ana Paula Camargo e Heliana Nardin, Uberlândia/MG, Brasil
2006
4º Mostra Cariri das Artes, Juazeiro do Norte/CE, Brasil
2005
Impulso Coletivo, Instituto Gtech, São Paulo/SP, Brasil
Vorazes, Grotescos e Malvados, curadoria de Christine Mello, Paço das Artes (sublocado dentro do espaço dos artistas Dora Longo Bahia e Wagner Viana), São Paulo/SP, Brasil
2004
Digitofagia, Museu da Imagem e do Som, São Paulo/SP, Brasil
2003
Palavra + – , curadoria Luiz Cancel, SESC Copacabana, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
RESIDÊNCIAS
JACA Centro de Arte e Tecnologia, Nova Lima/MG,Brasil
Colônia de Férias
Atelier 397
PRÊMIOS
1º Pêmio CCBB Contemporâneo (exposição individual) Cauê Alves, Mauro Saraiva
Menção honrosa 20º Salão de Artes Visais da Praia Grande
Prêmio ArtRef (junho) 2013
Destaque no sitio da Fundação Iberê Camargo como resultado do programa de residência “Bolsa Iberê Camargo”
COLEÇÕES
PARTICULARES
José Paulo da Rocha Brito
INSTITUCIONAIS
Itaú Cultural
MAR, Museu de Arte do Rio
Nike S/A
TEXTOS CRÍTICOS
Distopia – A pedra preciosa de Ricardo Villa – Marcia Tiburi
IMPRENSA
Ricardo Villa – Blog Marcia Tiburi / Site Revista Cult
Ricardo Villa – Revista Lugares / Fundação Iberê Camargo – 08/11/2013
Ricardo Villa – ARTE|REF – 02/07/2013
Ricardo Villa – Revista Das Artes – 30/08/2012
Ricardo Villa – site Casa Vogue – 17/12/2011
Ricardo Villa em entrevista a Marcio de Oliveira Fonseca – 21/09/2011