Ursula Tautz


Nasceu em 1968, Rio de Janeiro, onde vive e trabalha.

Nos processos de Ursula Tautz perpassam longas investigações e por vezes a pesquisa histórico familiar. O tempo, seus lapsos e referenciais, é um pilar em seu trabalho, principalmente as memórias, das mais particulares às coletivas, das reais às ficcionais. E, que ao dialogar com as relações que envolvem o habitar, o pertencer, deslocamentos e cartografias desconstrói referências e gera novas narrativas e identidades. Atua nos campos da instalação, multimídia, desenho, escultura e fotografia.

Foi finalista do Prêmio Mercosul das Artes Visuais FUNARTE e participou da Bienal de Bahia Blanca 2021, BA, Argentina; da Siart Bienal 2018, La Paz, Bolívia e da residência artística Echangeur22, que resultou na exposição “Mobilité, Immobilité”, Villeneuve-lez-Avignon, França. Em 2021 apresentou a individual O SOM DO TEMPO no Paço Imperial do Rio de Janeiro. Suas obras integram o acervo do MAR.


Minibalanço, 2017
madeira e acrílico
20 x 29 x 23 cm


Poucas horas, 2021
Badalos de sino, prego de cobre e areia sobre madeira
76 x 21 x 15 cm


Frestas por onde os muros escoam, 2017
Grafite, nanquim e acrílica sobre papel
111 x 81 cm


EXPOS INDIVIDUAIS

2019
Cartografia do universo imaginado, curadoria Gisele Bento Fernandes, Arte Fasam, Belo Horizonte/MG, Brasil

2017
Frestas por onde muros escoam, Jardim da Reitoria da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, Brasil

2016
Lugar Familiar, curadoria de Isabel Sanson Portella , projeto Zip’up,  coordenação Mario Gioia, Zipper Galeria, São Paulo/SP, Brasil

2015  
Fluidostática, curadoria de Isabel Sanson Portella, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Laura Erber e Ursula Tautz, Martha Pagy escritório de arte, Rio de Janeiro/RJ, Brasil



EXPOS COLETIVAS

2020 
Como habitar o presente, curadoria de Érika Nascimento, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2019 
Chacona e Fuga, organização Ursula Tautz, Ateliê Oriente, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

O ovo e a galinha, curadoria de Ulisses Carrilho, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Mobilité, Immobilité, curadoria Viviana Birolli, La Chartreuse, Villeneuve-lés-Avignon, França

Estranhamentos, Referência Galeria, Brasília/DF, Brasil

Passeata, curadoria de Isabel Portella, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2018
SIART Bolivia 2018, Bienal Internacional da Arte, curadoria de Ramón Castillo, Chile; Keyna Eleison Van de Beuque, Brasil; María Belén Sáez de Ibarra, Colombia, y Joaquín Sánchez, La Paz, Bolivia

Fronteiras da pintura, Fronteiras da ilusão, curadoria de Onice Moraes, Museu dos Correios, Brasília/DF, Brasil

Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria de Marco Antonio Portela, Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa/PB, Brasil

2017
Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria de Marco Antonio Portela, Galeria Hiato, Juiz de Fora/MG, Brasil

Aquilo que nos une, curadoria de Isabel Sanson Portella, Caixa Cultural, São Paulo/SP, Brasil

A Mesa – Experiência nº 12, Entrepassados, curadoria Raquel Rodrigues, Morro da Conceição, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2016
Somos todos Clarice, curadoria de Isabel Sanson Portella, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Coletiva em Ipanema, curadoria de Martha Pagy, Instituto Cultural Plajap, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Monumental Arte na Marina da Glória, curadoria de Marc Pottier, Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria de Marco Antonio Portela, Galeria Oriente, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Através do Espelho, curadoria de Jozias Benedicto e Isabel Portella – Galeria Solar  Meninos da Luz, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

A Mesa no Pavilhão da Casa França-Brasil, curadoria de A Mesa, coordenação de Marcelo Campos, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Aquilo que nos une, curadoria de Isabel Sanson Portella, Caixa Cultural, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

A Mesa – Experiência nº 5, curadoria de Isabel Sanson Portella, coordenação de Marcelo Campos, Morro da Conceição, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Reminiscências, curadoria de Isabel Sanson Portella, Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

ADIV, curadoria de Marcos Bonisson, Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2015
Intervenções Bradesco ArtRio, curadoria de Isabel Sanson Portella, Museu da República, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Estranhamentos, curadoria de Isabel Sanson Portella, Centro Cultural da Justiça Federal –CCJF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

RESIDÊNCIAS

2019
Residência Artística Echangeur22, Saint-Laurent-des-Arbres, França

2017
Imersão mata nova, orientação de Keyna Eleison, Secretário, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

PRÊMIOS

2016
FINALISTA Prêmio Mercosul das Artes Visuais, Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, Ministério da Cultura – MinC, seleção de Luiza Interlenghi, Jorge Luiz Miguel e Izabel Machado da Costa, Brasília/DF, Brasil

2010
Programa Olheiro da Arte, seleção de Fernando Cocchiarale, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

COLEÇÕES

INSTITUCIONAIS
MAR, Museu de Arte do Rio

PUBLICAÇÕES

2017
Aquilo que nos une, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Caixa Econômina Federal – CCCEF, São Paulo/SP, Brasil

2016
Aquilo que nos une, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Caixa Econômina Federal – CCCEF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Experimentos, fotografias e texto por Isabel Portella para REVISTA RED, editado por Daniela Versiani

O Centro em duas coletivas, por Daniela Labra, ensaio critico para o Segundo Caderno, Jornal O Globo, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Sólidos e Fluídos, por Marcelo Campos, ensaio crítico para Revista DASartes, edição 44, janeiro-fevereiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2015
O azul de Ursula Tautz e outras cinco indicações culturais, Ilustríssima Semana – o melhor da cultura em 6 indicações, pg. 2, Jornal Folha de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil

2015
Estranhamentos, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Dica de artista, por Daisy Xavier para coluna de Artes Visuais, Segundo Caderno, Jornal O Globo, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2012
“Reflexão: Cronotopos Urbanos, cidades imaginárias”, texto da artista para Jornal do Commercio, Rio de Janeiro/RJ, Brasil