Luiz d’Orey

Rio de Janeiro, 1993. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Em sua série de trabalhos mais recente, intitulada “Você está aqui”, Luiz d’Orey captura palavras e frases curtas extraídas da interface de redes sociais por via de print-screens, para então manipulá-las digitalmente e pintá-las sobre superfícies diversas. Tais termos deixam de cumprir sua função original de orientar a navegação do usuário, para revelar características dessa estranha paisagem que abriga o debate público atual. Através do exercício constante de distorcer e extrapolar os limites convencionais do chassi, somos levados a questionar a real separação entre o campo virtual e o espaço físico real.

Graduado em Belas Artes pela School of Visual Arts, Nova York, em 2016. No ano de 2019 foi indicado ao Prêmio PIPA, ocasião em que seu trabalho passou a integrar a coleção do instituto. Suas pinturas integraram exposições coletivas e individuais nos Estados Unidos, Brasil e Europa.

Mostrar, 2022
Pintura automotiva sobre aço galvanizado
33 x 100 cm

Seguir Seguindo (Díptico), 2022
Acrílica sobre algodão
165 x 300 cm

Destino, 2022
Acrílica sobre algodão
42 x 75 cm

Fazer pedido, 2022
Acrílica sobre algodão
32 x 100 cm

EXPOS INDIVIDUAIS

2022
Voce está aqui, Rato Branko, Rio de Janeiro

2019
Eu não falei?, texto crítico de Fred Coelho, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Rumor, texto crítico de Yucef Merhi, Elga Wimmer Gallery, Nova York, Estados Unidos

2018
Recent Ruins,Gitler & Gallery, Nova York, Estados Unidos

Espaço comum, texto crítico de Gustavo Prado, Galeria DotArt, Belo Horizonte/MG, Brasil

Quase Plano, curadoria de Guilherme Gutman, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

EXPOS COLETIVAS

2019
Pequenos formatos, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2018
Entre Ruína e Construção, curadoria de Luiz Camillo Osorio, Instituto PIPA, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Circuit Breakers, curadoria de Gisela Gueiros, Lazy Susan Gallery, Nova York, EUA

Passe a mão, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

LAND+BODY=Escape, curadoria de Tatiana Schilaro, Nars Foundation, Nova York, Estados Unidos; e 55 project, Miami, Estados Unidos

2017
O contexto da linha, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Street Smart, curadoria de Jane Nuzzo and Jamie Keeling, SVA Chelsea Gallery, Nova York, EUA

Acervo, Galeria Dot Art, Belo Horizonte/MG, Brasil

Displacement, curadoria de Gabriela Davies, Galeria Ugly Duck, Londres, Reino Unido; e Jacarandá, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Rosa, curadoria de Gabriela Davies, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

2016
Procession, curadoria de Gisela Gueiros, Foley Gallery, Nova York, EUA

C,d,nof,g, curadoria de Peter Hristoff, Flat Iron Project SVA, Nova York , EUA

Crime and Punishment, curadoria de Thomas Woodruff, SVA Chelsea Gallery, Nova York, EUA

Sem Título, curadoria de Gabriela Davies, Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

PRÊMIOS E BOLSAS

2019
Indicado ao Prêmio PIPA

Nomeado para DOC NYC (EUA, 2018); Melbourne Documentary Film Festival (Australia, 2019), Lviv International Film Festival (Ucrania, 2019), World of Film International Festival (Escócia, 2019) pelo curta-metragem ‘Tapume’, coproduzido por Hugo Faraco

2016
Silas H Rhodes Award, School of Visual Arts

727 Award, School of Visual Arts

2015
Gilbert Stone Scholarship, School of Visual Arts

COLEÇÕES

PIPA Institute

OUTROS PROJETOS

2018
Jurado – NYC Scholastic Award

2015-2017
Assistente – Raul Mourão studio

2013-2016
Assistente – Carlos Vergara studio